Quantcast
Channel: ZPE – Seed Gestão
Viewing all articles
Browse latest Browse all 29

ZPE de Uberaba já tem quatro empresas interessadas

$
0
0

Quatro empresas já manifestaram interesse em se instalar na ZPE (Zona de Processamento de Exportação) de Uberaba. A informação é do prefeito Paulo Piau (PMDB), ressaltando que os novos empreendimentos devem ser confirmados após a aprovação de projeto de lei que reduz a exigência de participação no mercado externo.

Piau explica que para entrar nas ZPEs, as empresas precisam ter 80% da produção voltada à exportação. O critério dificulta a busca de empreendimentos para instalação na Zona de Processamento. Ainda assim, ele destaca que quatro empresas já entraram em contato para prospecção de negócios.

No entanto, o prefeito analisa que os investimentos devem ser confirmados após a provação de projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional, para reduzir a obrigatoriedade de exportação para 60%. “Isso vai ser a certidão de nascimento da ZPE. O projeto está no Senado e já passou pela comissão de assuntos econômicos. Depois dessa alteração, a gente vai viabilizar com mais facilidade empresas para se abrigarem no local”, acrescenta.

O chefe do Executivo salienta que as obras iniciais de infraestrutura da ZPE serão realizadas quando houver a confirmação da primeira empresa para se instalar na unidade. O município tem até junho deste ano para fazer as obras de implantação, porém PP declara que poderá ser solicitada a prorrogação do prazo, caso ainda não tenha sido anunciado o primeiro investidor. “Não podemos ficar gastando dinheiro sem uma necessidade objetiva”, justifica.

A implantação da infraestrutura básica na ZPE inclui terraplenagem da área, abertura de ruas e asfaltamento, cercamento da área, construção de guarita e sede administrativa, entre outras intervenções. O investimento do município está estimado em até R$5 milhões.

Fonte: http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,6,POL%CDTICA,120097

Nota- Resta saber se o Congresso Nacional terá agenda este semestre para votar esta pauta, afinal ele estará mais envolvido com pedidos de impeachment do que deveria estar, se é que me entende. A pauta mais importante para o país é como fazer negócios maiores e melhores, de como desburocratizar o mercado e qual a melhor forma de se fazer investimentos racionais para a melhora da infraestrutura existente no país. Com a recessão tudo fica mais complicado e politizar a discussão sobre as ZPE’s não vai ajudar em nada. O país conta com uma estrutura técnica capaz e suficiente para dar soluções aos problemas existentes de ordem econômica. Quanto maior o tamanho e influência do estado na gestão de projetos como este me preocupa enormemente!

Sobre o caso especifico de Uberaba, mais uma vez apresento um case para o debate, porque aqui em nossa região não existe um movimento claro por parte do governo local para dar uma finalidade ao que já existe. Não tem como? Falta recurso? Falta conhecimento ou expertise? Aí vale o dialogo com a iniciativa privada. O que esta sendo feito? O mercado aguarda um posicionamento e nós aqui também.

 

Carlos Fernandes é especialista em comércio exterior e câmbio com mais de 30 anos de experiência. Foi executivo dos bancos: Banco da Bahia de Investimentos, SN Crefisul (Citibank), Banco Bozano Simonsen, Credit Lyonnais “BFB”; e das corretoras: Hoya, Miata (corretora de câmbio, Importadora e Exportadora), Renova, PREVIBANK S.A. DTVM, Concordia S.A. DTVM. Foi também fundapiano (ES).

Deseja participar do comércio internacional? Clique aqui e saiba como.

O post ZPE de Uberaba já tem quatro empresas interessadas apareceu primeiro em Seed Gestão.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 29